Sobre

Este blog é mantido por mim, Monica Solon. Sou escritora e roteirista e, antes de me dedicar profissionalmente ao ofício de escrever, embora já fosse escritora, trabalhei no British Council do Rio de Janeiro, na Fondation Terre des hommes (Tdh), na Fundação Roberto Marinho e no Instituto Acqua. Morei três anos na Inglaterra, onde me especializei como roteirista.

Um pouco mais sobre o meu perfil:

Mestrado em Escrita Crítica e Criativa (MA in Creative and Critical Writing), Universidade de Winchester, Inglaterra, 2008.
Bacharelado em Jornalismo, PUC-RJ, 1992.

A Girl Made of Dust (http://www.agirlmadeofdust.com), roteiro de longa metragem escrito com Steve Hawes e baseado no livro homônimo de Nathalie Abi-Ezzi.  Finalista na competição de roteiros “Shasha Grant”, de Abu Dhabi. Em fase de captação de recursos. Equipe: Wafa’a Halawi (diretora), Basil Khalil (produtor), Nadine Mourad (produtora) e Julian Friedmann (produtor executivo e agente da Blake Friedmann, Film, Television and Literary Agency).

The Last Prince of Wales, roteiro de longa metragem, uma biografia histórica sobre os desafios e a vida turbulenta do último Príncipe de Gales, Llywelyn ap Gruffudd.

Autopeças 2, Peças de Encaixar – Autora de “Tatu”, um dos seis textos da peça realizada e produzida pela Cia dos Atores no Espaço SESC Copacabana, a partir da Oficina de Dramaturgia, encenada em maio de 2011.

Além de escritora e roteirista, trabalho com análise e desenvolvimento de roteiros, avaliações e relatórios sobre potencial de adaptação de obras literárias para as telas.

Julian Friedmann, da Blake Friedmann Film, Television and Literary Agency, é meu agente literário no projeto A Girl Made of Dust, em Londres, UK.

Contato: msolonr@gmail.com

Como tudo começou…

Este blog foi criado para compartilhar o que aprendi no mestrado em Escrita Crítica e Criativa (MA in Creative and Critical Writing), realizado na Universidade de Winchester (Inglaterra),  entre 2007/2008, e minha especialização como roteirista em Londres, com quem gosta de escrever.

É também uma forma de dividir as ansiedades, os medos, as alegrias de quem se encontra diante de uma página em branco enquanto o cérebro fervilha de imagens e estórias a serem contadas! Ou quer melhorar a estrutura de uma estória que já existe. Ou quer entender por que a coisa não está fluindo como deveria… É para quem escreve ou gostaria de escrever e quer saber um pouco mais sobre isso.

Quem quiser conhecer mais sobre essa aventura extraordinária de estudar Creative Writing e roteiro no Reino Unido, acesse meu outro blog aqui mesmo no WordPress: http://illudere.wordpress.com

3 Responses to Sobre

  1. Niobe Santos says:

    A idéia de fazer um blog para as pessoas que gostam de escrever e gostariam de saber mais a respeito do assunto é maravilhosa. Acho que ele também ajuda a quem gosta de leitura, porque mostra como o autor se sente durante a tarefa de escrever,permitindo que o leitor se aproxime mais dele.

  2. alê costa says:

    Curti muito seus blogs e os adicionei ao meu, pensataerrante.blogspot.com
    Também tenho outro, allexiacultural.blogspot.com, em que falo um pouco da minha experiência profissional e formação na área editorial, de tradução etc.
    Passe por lá… Espero mantermos contato.
    Abs.
    Alê Costa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: